Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
menu
×
Prefeitura Municipal de Monte Belo do Sul
Notícias

Monte Belo do Sul apresenta projeto turístico à comitiva do Ministério do Desenvolvimento Regional


Data de publicação: 10 de março de 2022


O projeto de consolidação do município de Monte Belo do Sul no cenário turístico da Serra Gaúcha vem ganhando visibilidade e reconhecimento. A mais recente recompensa pelo esforço dos setores público e privado no fortalecimento do segmento na localidade se deu por meio de um importante encontro protagonizado na última quarta-feira, dia 09. A cidade recebeu uma comitiva do Ministério do Desenvolvimento Regional, junto a prefeitos de cidades gaúchas e mineiras, para apresentar o desenvolvimento e o planejamento traçados pelo roteiro na área do turismo.

Na oportunidade, membros da pasta do Governo Federal tiveram acesso aos materiais de promoção turística do roteiro interno ‘Vieni Vivere la Vita’, lançado em 2018 (como folders, guias, site turístico – www.visitemontebelo.com.br – e vídeos promocionais sobre o turismo e a cultura local). Também foram apresentadas as principais demandas em termos de infraestrutura turística, justificadas pelas ações colocadas em prática pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura nos últimos anos – como o Plano Municipal de Turismo, com vigência até 2025, fortalecimento do conselho que representa o segmento, o COMPHACDTUR, e promoção de eventos que divulgam Monte Belo do Sul como roteiro turístico.

Uma das iniciativas, inclusive, está prestes a ser realizada: a 3ª edição do Vieni Vivere la Vita Festival, que ocorre nos dias 19 e 20 de março, na Praça Padre José Felin, área central da cidade. Na ocasião, a comitiva do Ministério foi oficialmente convidada a participar do evento, que tem como característica principal a valorização dos empreendedores locais, em uma programação que une boa gastronomia, vinhos e espumantes, atrações culturais e um ambiente acolhedor.

“É muito gratificante podermos receber esse reconhecimento e vermos o interesse do Ministério nas ações promovidas por Monte Belo do Sul. O setor do turismo gera desenvolvimento, se revertendo em benfeitorias também para a comunidade local. Temos um longo caminho a percorrer, mas isso nos motiva e nos dá a certeza de estarmos no rumo certo”, pontua o Secretário de Cultura e Turismo, Alvaro Manzoni, que conduziu a visita.

O encontro contou com a presença da Coordenadora Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores do Ministério de Desenvolvimento Regional, Valquíria Duarte Vieira Rodrigues; do Diretor de Desenvolvimento Urbano e Regional do Ministério, Francisco Soares de Lima Júnior; do Prefeito de Arroio dos Ratos-RS, José Carlos Garcia de Azeredo; Prefeito de São Pedro da União-MG, Custódio Ribeiro Garcia, e da Procuradora do município mineiro, Jaine Silva Manoel; Prefeito de Doutor Ricardo-RS, Álvaro José Giacobbo, e sua comitiva; e do Diretor da Storage, empresa de consultoria em gestão pública, Juliano Santos dos Santos. Também estiveram presentes o Prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir José Dallé, e seu Vice-Prefeito, Jorge Benvenutti, que deram as boas-vindas ao grupo; o presidente da Câmara de Vereadores do município, Éder Ângelo Zaffari; a Secretária de Administração e Fazenda, Michele Mariuzza; e o procurador do município, Matheus Dalla Zen Borges.

 

Como foi a passagem da comitiva por Monte Belo

A programação da visita teve início na Prefeitura de Monte Belo do Sul, onde a cidade e suas demandas foram apresentadas, e teve sequência em um dos empreendimentos turísticos locais: o Bello Sapore Armazém Colonial, situado na comunidade da Linha 80 da Leopoldina. Lá, a comitiva se juntou a um grupo de empreendedores locais que os aguardava, junto ao Grupo Vicentino, que acolheu os visitantes com músicas típicas da cultura italiana, muito presente no município. Nesse momento, os membros do Ministério expuseram as linhas de crédito disponíveis para empresários do turismo e o interesse da pasta em acompanhar os projetos de desenvolvimento turístico dos municípios que têm se destacado no setor pelos investimentos e pela infraestrutura. A visita finalizou com um jantar harmonizado com vinhos e espumantes locais na Casa Ângelo Fantin, outro estabelecimento turístico do município.


Visite Monte Belo do Sul

Site especial com a apresentação e detalhes dos pontos turísticos do município. Disponível em português, italiano e inglês.

Inscritos em Dívida Ativa

No site da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, é possível realizar a consulta da lista de inscritos em dívida ativa e no regime especial de fiscalização.

Portal da Transparência

Consulte informações sobre as despesas geradas pela gestão pública municipal.


topo