Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
menu
×
Prefeitura Municipal de Monte Belo do Sul
Notícias

Monte Belo do Sul celebra vocação turística e cultural em fórum temático


Data de publicação: 4 de outubro de 2022


            A vocação turística e cultural de Monte Belo do Sul se fortalece a cada dia. A mais recente demonstração desse potencial ocorreu no I Fórum Municipal de Cultura e Turismo, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo do município e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, de Desenvolvimento e Turismo Sustentável. O encontro realizado na segunda-feira (03) reuniu cerca de 300 pessoas no Ginásio de Esportes da Escola Estadual Pedro Migliorini e contou com palestras sobre temas voltados ao projeto de desenvolvimento turístico da localidade e com apresentações de grupos culturais locais.

            Após a abertura com músicas interpretadas pelo Coral Infantojuvenil Alegria de Cantar, do projeto "Monte Belo: Música, Canto e Dança", o primeiro assunto abordado foi ‘O papel do estado no desenvolvimento da cultura’. Quem conduziu a palestra foi a Secretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo. Ela apresentou ações e incentivos que a pasta vem propondo ao longo dos últimos anos para fomentar o setor cultural gaúcho. “Nossas iniciativas têm resultado no fomento à cultura, que consequentemente contribui para o desenvolvimento do turismo. Precisamos destacar que Monte Belo é um dos municípios que aderiu ao Sistema Estadual de Cultura e tem seus planos vigentes, além de ter proposto projetos de Lei de Incentivo, captando cerca de R$ 2 milhões, ou seja, recursos que são disseminados entre os players da cultura local”, destacou.

            Na sequência, a consultora, conteudista, coolhunting e palestrante em turismo Ivane Fávero trouxe como tema o ‘Turismo como fonte de renda e desenvolvimento’. A especialista mostrou formas para potencializar o turismo, especialmente de forma endógena, ou seja, com benefícios para a comunidade, e reforçou a vanguarda montebelense no setor. “Monte Belo do Sul já é reconhecido como um destino turístico de referência. Em todas as cidades onde ministro palestras e consultorias apresento o case do município como exemplo a ser seguido. Quem tem as melhores práticas de turismo e cultura trabalhando em sinergia é Monte Belo”, exalta.

            Gladis Pippi e Vladimir Roman foram os responsáveis por conduzir a terceira e última palestra da noite, com o tema ‘O valor do patrimônio histórico: preservação e utilização’. A partir de uma contextualização histórica, eles apresentaram a importância dos patrimônios materiais e imateriais e um breve relatório da primeira etapa do inventário de bens feito no município. “O patrimônio material e imaterial diferencia um determinado local de todo o resto do mundo, resguarda a identidade e a origem de um povo. Se não preservarmos o que nos caracteriza, não mantemos viva a ancestralidade. Precisamos nos posicionar dentro da história, por isso que o turismo não existe sem a cultura do local”, comentou Gladis.

            Para finalizar, o público ainda pôde acompanhar mais duas apresentações artísticas locais: do Coral Adulto Musicando Melodias e do Grupo de Danças Italianas Ballo D'Italia. Também houve um momento de confraternização com empreendimentos que fazem parte do projeto turístico. Participaram Casa Biasotto, Café Faccin, Francesco Trattoria, Ristorante Nonna Metilde, Casa Fantin, Casa Marques Pereira, Vinícola De Mari e Vinícola Monte Bello.

            “Este fórum certamente é um marco em nossa história. Pela primeira vez, colocamos em pauta dois assuntos de extrema importância e que precisam do envolvimento comunitário para que sejam cada vez mais fortalecidos. Cultura e turismo podem e devem caminhar juntos, e foi isto que nos propusemos a mostrar neste encontro. Com espírito de pertencimento, reforçamos que a cultura é nossa identidade, em suas diversas manifestações, e que deve ser preservada e fortalecida constantemente para fomento do desenvolvimento social e econômico. Consequentemente, planejamos um turismo de forma sustentável”, ressalta o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Alvaro Manzoni.

            O evento contou com o apoio cultural do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic/RS), Sicredi, Sebrae RS, Atuaserra e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O financiamento foi da Prefeitura Municipal de Monte Belo do Sul.


Visite Monte Belo do Sul

Site especial com a apresentação e detalhes dos pontos turísticos do município. Disponível em português, italiano e inglês.

Portal da Transparência

Consulte informações sobre as despesas geradas pela gestão pública municipal.

Cadastro para transporte universitário

Preencha o formulário com os anexos. A retirada da Carteira de Estudante será realizada junto à recepção da Prefeitura Municipal.


topo